paraensedeminas

Só mais um blog do Terra Blog

26/6/12

Morre o escritor Márcio Mendonça Meireles

Faleceu ontem ( 25 de Junho ) e foi sepultado às 14 horas de hoje, no cemitério municipal de Pará de Minas, o escritor Márcio Mendonça Meireles. Tinha oitenta e oito anos. Seus pais foram o promotor de Justiça Carlos Meireles e a professora Izaltina Cecilio Mendonça. Foi funcionário público estadual e trabalhou por mais de vinte anos como consultor do Tribunal de Contas do Estado. Ádvogado e jornalista, trabalhou no “Minas Gerais”, o diário oficial do governo estadual e em outros jornais de Belo Horizonte. Em Pará de Minas colaborou com os extintos “Jornal Independente,” Jornal Paraense e também com a Gazeta Paraminense, ond escreveu por muitos anos a coluna policial. Um dos mais importantes escritores de Pará de Minas, era membro da Academia Municipalista de Letras, onde ocupava a Cadeira de número quatro, que tinha como madrinha a mestra Orozina Cecilio Mendonça, sua tia. Escreveu quatro livros, um deles ainda inédito, de poesias. Autor da mais completa biografia do padre Libério Rodrigues Moreira (1884 - 1980 ): seu livro mais famoso foi ” A Mansão da Rua do Ouro” um romance baseado em fatos reais, vividos por personagens com nomes ficticios, que o autor nunca quis identificar.
A obra sobre Padre Libério somente foi publicada depois do falecimento do cônego Gabriel Hugo Bittencourt, ocorrida no ano de 2002. Márcio Meireles temia que algumas passagens do livro pudessem causar algum tipo de desgosto no antigo vigário de Pará de Minas.

Deixa duas filhas: Márcia e Monalisa e um filho, Romero. Sobrevive-lhe o único irmão, o Juiz de Direito aposentado, Morel Mendonça Meireles, que reside em Itaúna.

Com a morte de Márcio Mendonça Meireles a cultura do Pará de Minas fica mais pobre. especialmente o meio literário.

criado por luizvianadavid    16:05 — Arquivado em: Sem categoria

3 Comentários »

  1. Meu nome e Thiago sou neto de Marcio Mendonza Meireles e sou filho de Mona Lisa.Fui criado por ele e pela minha tia Marcia.Ele foi Mais que um pai, foi um homen maravilhoso.Eu moro na Suecia infelismente nao cheguei à tempo de velo.Ta sendo o dia Mais deficil e triste da minha vida. Eu amo de mais o meu avo.Ele foi tudo pra mi ,tenho muitas recordacoes mavilhosas com meu avo quardada no meu coracao.Aprendi muito com ele.Deus cuida do Meu avo, como ele cuidou de mi.Vozinho querido nunca vou te esquecer o senhor sempre vai esta no meu coracao. Vai com Deus te amo muito.

    Comentário por Thiago — 26 de junho de 2012 @ 22:35

  2. Meu nome e Thiago sou neto de Marcio Mendonca Meireles e sou filho de Mona Lisa.Fui criado por ele e pela minha tia Marcia.Ele foi Mais que um pai, foi um homen maravilhoso.Eu moro na Suecia infelismente nao cheguei à tempo de velo.Ta sendo o dia Mais deficil e triste da minha vida. Eu amo de mais o meu avo.Ele foi tudo pra mi ,tenho muitas recordacoes mavilhosas com meu avo quardada no meu coracao.Aprendi muito com ele.Deus cuida do Meu avo, como ele cuidou de mi.Vozinho querido nunca vou te esquecer o senhor sempre vai esta no meu coracao. Vai com Deus te amo muito.

    Comentário por Thiago — 26 de junho de 2012 @ 22:35

    Comentário por Thiago — 26 de junho de 2012 @ 22:38

  3. Que belo texto sobre o Márcio Meireles! Parabéns!
    Revelou coisas que nunca soube, nem por intermédio dele.
    Ele falava muito pouco de si mesmo em nossas reuniões da Academia.

    Abraço,
    Terezinha

    Comentário por Terezinha Pereira — 29 de junho de 2012 @ 22:14

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://paraensedeminas.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.